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Destaque do mês:

Dinky Toys 1961 Cadillac 62

Com tecnologia do Blogger.

Joal Albion Chieftain



 
 
 
 
Fabricante: Joal
Modelo: Albion Chieftain
Número: 202
País: Espanha
Produção: 197?
Material: Diecast
Escala: 1:43

Fundada em 1949 em Ibi (Alicante) por José Boronat e Alejandro Beltrá é actualmente conhecida por fabricar camiões e máquinas agrícolas e de construção. Como tantas outras o nome da empresa resulta das iniciais de ambos os fundadores. Datado da década de 70, trata-se claramente de uma cópia do número 960 fabricado pela Dinky Toys entre 1960 e 1968. A única diferença entre ambos os moldes é a ausência do pneu sobressalente no lado direito na versão espanhola. Feito em metal, tem vidros translúcidos, não tem interior, e ao contrário do Dinky, apresenta um volante em plástico branco. As rodas têm jantes metálicas, pneus de borracha e rodado duplo no eixo traseiro, onde rodas dentadas fazem girar a betoneira. Infelizmente a Joal fechou portas em 2015. 

A Albion Motors Ltd. foi fundada na localidade de Scotstoun, Glasgow, em 1899 por Blackwood Murray e Fulton, a quem mais tarde se juntaria John F. Henderson. Albion era o nome dado na antiguidade às Ilhas Britânicas, com origem no nome romano de Albus, em referência às falésias de giz branco da costa sul - leste (ou White Cliffs of Dover, como são conhecidos). Por volta dos anos 40 a Albion fabricava uma extensa linha de autocarros e camiões a diesel ou gasolina e nenhum outro fabricante inglês conseguia igualar a diversidade de modelos oferecida, nem mesmo fabricantes como a Leyland ou a AEC que tinham o dobro da produção. Actualmente a Albion é uma subsidiária da American Axle & Manufacturing fabricando eixos, sistemas de transmissão, sistemas de chassis, cambotas e componentes de chassis para veículos comerciais desde 1.8 a 18 toneladas e para modelos 6x4 até 26 toneladas. A Albion ficou também conhecida pela sua elevada qualidade na engenharia e fiabilidade, o seu slogan "Sure as the Sunrise" ficou conhecido em todo o mundo. A fábrica ficava situada originalmente no primeiro andar de um edifício em Finnieston Street, Glasgow, tendo apenas sete funcionários.

Majorette Simca 1100 TI



Fabricante: Majorette
Modelo: Simca 1100 TI
Número: 234
País: França
Produção: 1975-1979
Material: Diecast
Escala: 1:60
Sucessor: Ford Econoline


Apresentado no salão automóvel de Paris em 1967, fez a sua aparição no catálogo da Majorette em 1975. Foi fabricado em quatro cores diferentes, sendo as mais comuns o azul e o verde, sendo o vermelho e preto as mais raras. Em termos de decorações temos a do Club Louis e Police, esta última apenas no ano de 1979. Ao que parece também existe uma versão bastante rara nas cores verde e azul com uma decoração semelhante à do número 231 Citröen Dyane Raid. Apresentam vidros translúcidos ou de cor âmbar que também fazem os faróis. Todos tinham interior branco e abriam a mala. Os primeiros modelos não apresentavam a peça em plástico sobre o gancho de reboque. O Simca manteve-se em produção até 1979 para a serie 200 e até 1980 para a serie 300.


Versões:
  • Azul claro e escuro
  • Azul "Rally" (?)
  • Verde
  • Verde "Club Louis"
  • Verde "Rally" (?)
  • Vermelho
  • Preto "Police" 
 
Versão restaurada - Code 3

À direita a versão mais antiga sem a alteração no molde para a peça plástica sobre o gancho de reboque.

Dux Volkswagen Kombi T1


 
 
 
 

Fabricante: Markes & Co, K.G.
Modelo: Volkswagen Kombi T1
Número: 640
País: Alemanha
Produção: 1964
Material: Plástico
Escala: 1:43

A DUX foi uma marca introduzida pela A Markes & Co (fabricante de brinquedos técnicos fundado em 1904 por Karl Markes) em 1932 e que fabricava carros, aviões e kits em metal, estáticos e mecânicos. O fabrico de kits em plástico tem inicio em 1962, tendo os Volkswagen surgido em 1964. Em 1982 a produção de brinquedos termina. O modelo que apresento tem corpo  e base em plástico e motor de fricção. Não tem interior nem vidros. Era possível transforma-la em três versões: passageiros, mercadorias e pick-up. Tudo indica que este modelo faria parte do kit 640, uma vez que o 800, onde também aparece, era tele-comandado.

Hot Wheels Custom Mustang 1968-1970


 
 


Fabricante: Mattel
Modelo: Ford Mustang Fastback
Número: 6206
País: Hong Kong
Produção: 1968-1970
Material: Diecast
Escala: 1:64

Em 1968 a Mattel revolucionou o mundo das miniaturas com a introdução dos Hot Wheels e as suas rodas rápidas. Desenhado por Harry Bradley, o Custom Mustang fazia parte dos primeiros 16 Hot Wheels que ficaram conhecidos como "Sweet Sixteen". O Mustang teve duas versões distintas, a fabricada nos Estados Unidos e a fabricada em Hong Kong, aqui representada. Os primeiros modelos tinham aberturas no capô, que posteriormente foram eliminadas, pois ao pintar a tinta passava para o motor o que obrigava a ter que pintar o mesmo.  A versão de Hong Kong distingue-se, entre outros pormenores, por ter 4 furos na base, escape lateral detalhado e volante separado do interior. Entre as cores mais raras temos o rosa e o laranja.

1968 Sweet Sixteen:

  • 6205 Custom Cougar 
  • 6206 Custom Mustang 
  • 6207 Custom T-Bird 
  • 6208 Custom Camaro 
  • 6209 Silhouette 
  • 6210 Deora 
  • 6211 Custom Barracuda 
  • 6212 Custom Firebird 
  • 6213 Custom Fleetside 
  • 6214 Ford J-Car 
  • 6215 Custom Corvette 
  • 6216 Python 
  • 6217 Beatnik Bandit 
  • 6218 Custom Eldorado 
  • 6219 Hot Heap 
  • 6220 Custom Volkswagen

Altaya Volvo N88 Vigor 1965



 
 
 
 
 

Fabricante: Ixo Models
Modelo: Volvo N88
Número: 4
País: China
Produção: 2012
Material: Diecast
Escala: 1:43

Modelo pertencente à colecção da Altaya "Camiões de Outros Tempos" que teve a sua primeira série em 2012. Esta colecção era composta por 94 miniaturas, tendo apenas 8 camiões representantes de empresas nacionais que saíram logo no início (Fascículos 1, 2, 3, 4, 11, 12, 14 e 18). Teve direito a uma segunda série lançada em Maio de 2015 desta vez com apenas 78 modelos.

A Vigor foi fundada em 1951 na localidade de Odrinhas, perto de Sintra. A história da marca remonta no entanto à II Guerra Mundial quando um grupo de empresários de lacticínios teve a ideia de fazer leite com as mesmas características do que era fabricado em Londres. No entanto só em 1951 foi possível por em prática esta ideia, com o lançamento do leite gordo da marca Vigor que era vendido nas típicas garrafas de vidro de 1 litro, ½ litro e ¼ de litro.

Lista de modelos reproduzidos:
  1 Berliet GLR Nacional 
  2 Fiat 643-690 Sacor
  3 Scania 140 V8 Delta
  4 Volvo N88 Vigor
  5 Mercedes Benz L 911
  6 Citroen U55 - 60
  7 Barreiros Azor
  8 Berliet GLA/GLB
  9 Unic Zu - Alpes
10 Willème TL201 Horizon
11 Saviem Jm240 Atum Bom Petisco
12 Berliet Tramagal Gak Trinaranjus
13 Renault R4220 «Fainéant»
14 Mercedes Benz L911 Teixeira Duarte
15 Unic Zu 42 Donon
16 Berliet Stradair
17 Mercedes Benz LP 333
18 Pegaso Comet Compal
19 Volvo F89
20 Opel Blitz
21 Wíllème LC610
22 Fiat 643-690
23 Panhard Movic
24 Fiat Iveco 619
25 Scania-Vabis LS 85
26 Ebro B-35
27 Saurer D330
28 Berliet GDR 7W
29 Bernard 19-DA
30 DAF A 2600
31 Ford-Simca Cargo
32 Berliet GBK
33 MAN-Saviem
34 GMC CCKW 353
35 Berliet GLM
36 Mercedes Benz L1113
37 Berliet GBH M3
38 Saviem SM 170
39 Bernard TD 180
40 Citroën U 23
41 Simca Cargo
42 Saviem PX-40
43 Simca Cargo 4x4
44 Ford Thames FTG 7
45 Bedford Foyd
46 Mercedes-Benz LP333
47 Somua JL 19
48 Saviem SM 10
49 LRS Tancarville
50 Willème LC 610
51 Renault Galion
52 MAN 13-168 H
53 Opel Blitz
54 Pegaso Z-206
55 Bedford TJ 65
56 Saviem SM 8
57 Volvo N88
58 GLM 10
59 Pegaso Comet
60 OM Leoncino
61 Berliet GBC MT8
62 Volvo F88
63 Scania L85 S
64 Saviem SG 3
65 Bernard 6 R 180
66 Saviem JL 21
67 Bernard 330
68 DAF A 2600
69 IFA W50 ADK
70 Fiat 673-690
71 Unic MZ-36 Saverne
72 GMC CCKW 353
73 KrAZ 256
74 Fiat 690
75 MAN Büssing Unterflur Tipo 19-320 FLS
76 Bernard 19 DA
77 Mercedes-Benz LP 334
78 Citroën T55/60
79 DAF A 2600
80 Renault JN 90
81 Volvo F88 Fase 2
82 Berliet Stradair 50
83 Citroën 350 «Belphégor»
84 Fiat 190 H
85 Berliet GR 200
86 Pegaso Comet
87 Thomas VMA 72
88 Magirus-Deutz Merkur
89 Tatra Tipo 141
90 Horch H3A
91 Saviem SG 5
92 Mercedes-Benz L 325
93 Roman 10.215
94 Citroën P 45

Matchbox Lamborghini Marzal


 
 
 
 
 
 
 

Fabricante: Lesney
Modelo: Lamborghini Marzal
Número: 20-A
Caixa: F
País: Inglaterra
Produção: 1969-1974
Material: Diecast
Escala: 1:58
Sucessor: Range Rover Police Patrol


Protótipo desenhado por Marcello Gandini da Bertone e cuja apresentação aconteceu no Salão Automóvel de Geneva em 1967 . A Lesney reproduziu-o em 1969, sendo este um dos primeiros modelos desenhados para ser Superfast. Foi fabricado em vermelho, salmão, amarelo e rosa. Todos tinham vidros amarelos, interior branco, rodas Superfast e base metálica não pintada. Foram utilizadas as caixas F, G, H e I durante o tempo em esteve em produção, sendo a caixa aqui representada usada entre 1969 e 1970. Seria substituído em 1975 pelo 20-B Range Rover Police Patrol.

Companion Kavz 3270 Ambulance


 
 
 
 

Fabricante: Companion
Modelo: Kavz 3270
Número: 4
País: Rússia 
Produção: 2006
Material: Plástico
Escala: 1:43


Fabricante russo, fundado em 1991 e com sede em Krasnodar, que se dedica à reprodução de modelos da antiga União Soviética. A peça que mostro é uma bastante interessante ambulância Kavz 3270 totalmente em plástico. Apesar de ter um molde muito simples não deixa de ter o seu charme, até pela dificuldade de encontrar este tipo de miniatura por estes lados. A pintura é algo irregular e com imperfeições. A base em plástico cinzento tem apenas indicado a escala e o modelo reproduzido. Vem numa caixa de cartão amarela e vermelha com janela, a qual tem na parte de trás tem uma lista dos 25 modelos lançados por esta marca.

IXO Models Mercedes-Benz N1000 "Correios" 1969


 
 
 

Fabricante:Ixo Models
Modelo: Mercedes-Benz N1000
Número: CLC147
País: China
Produção: 2007
Material: Diecast/Plástico
Escala: 1:43
Também foi fabricada para a Altaya, julgo que como oferta da colecção Carrinhas de Distribuição. Basicamente não há diferenças entre elas, com excepção da base de plástico preto e dos limpa pára-brisas, sendo estes em metal na versão da Ixo. O interior é em plástico preto.  Este foi um modelo desenvolvido em Espanha pela Imosa e que derivava da DKW F1000L. Em 1972 com a fusão da Cispalsa com a Imosa é criada a Mevosa - Compañía Hispano Alemana de Productos Mercedes-Benz y Volkswagen. É só em 1975 que a Mercedes-Benz dá autorização para a colocação da estrela na grelha frontal, e sendo assim a data indicada de 1969 não está correcta. Este é sim um modelo da segunda metade dos anos setenta. Outro pormenor mal reproduzido foram os farolins traseiros, que eram já na vertical e com luz de marcha-atrás. Este foi um comercial desenvolvido em Espanha e adoptado pela Mercedes-Benz e que serviria de base para uma nova serie de veículos da marca alemã: as MB 100.

Plásticos Lena camião didáctico


 
 

Fabricante: Fábrica de Plásticos do Lena
Modelo: ---
Número: --- 
País: Portugal
Produção: 197?
Material: Plástico
Escala: -:--
Camião didáctico totalmente fabricado em plástico, incluindo os eixos, pela Fábrica de Plásticos do Lena (Gândara dos Olivais, Leiria). Tem cerca de 40cm de comprimento e vinha com uma chave em plástico, que se prendia nos pinos da báscula, para que se pudesse desmontar e montar. Este brinquedo foi também fabricado pela Mesquita & Pereira, mas sem a alavanca que permite prender a caixa. Ao que parece será uma cópia da inglesa Tudor Rose.

Majorette DAF 2600 Cisterna BP


 
 
 
 

Fabricante:Majorette
Modelo: DAF 2600
Número: 245
País:França
Produção: 1973-1974
Material: Diecast/Plástico
Escala: 1:100

O DAF 2600 foi introduzido em 1962 e reproduzido pela Majorette em 1969. Durante os anos que esteve em produção teve direito a quatro versões:
  • 241 Carga 1969-1975
  • 243 Reboque 1969 
  • 245 Cisterna (Shell, BP e Esso) 1969-1974
  • 246 Plataforma elevatória 1970-1974
  • 247 Grua  1970-1975
Foram fabricados em várias cores, todos tinham base cinzenta, grelha prateada, rodas de plástico preto e rodado duplo no eixo traseiro e vidros translúcidos. Não tinham interior. A primeira cisterna DAF surge em 1969 com decoração da Shell, sendo que no primeiro ano os decalques vinham por aplicar. As decorações BP e Esso são introduzidas em 1973, mantendo-se em catálogo até ao ano seguinte. A versão de carga e a grua continuam a ser fabricadas até 1975, ano em que são introduzidos os Saviem SM.